Sede Orquestra Alegro Antonina
A proposta da escola educacional Alegro tem como objetivo oferecer um espaço de qualidade arquitetônica e técnica para o ensino de música erudita para crianças em situação de risco no município de Antonina.
A Alegro apoia os projetos Gato na Tuba (em Piraquara), Dorcas (Almirante Tamandaré) e Filarmônica Antoninense (Antonina), trabalhando com cerca de 400 alunos que tem a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar a música como suporte dos desafios cotidianos, além de possibilitar um caminho para o futuro.
O projeto para a sede de Antonina foi concebido para um terreno de esquina, o que conferia um certo protagonismo para a proposta arquitetônica. A partir da leitura do programa e a setorização necessária para o bom funcionamento da escola, os espaços foram distribuídos em dois volumes distintos, de forma a possibilitar o uso independente do setor educacional e do teatro/sala de ensaio que seria aberto ao público. O setor educacional abrigará as salas de ensaio, salas de aula, áreas de apoio e alojamento para visitantes, além de áreas administrativas.
A proposta buscou uma integração com o entorno urbano, abrindo o edifício no pavimento térreo onde foram previstos um pequeno café e áreas de estar. A sala de ensaio também se abre para a área urbana possibilitando a realização de apresentações voltadas para via pública.
Nome ESCOLA DO PROJETO EDUCACIONAL ALEGRO
Cliente Alegro
Local Antonina-PR
Ano 2017
Status Estudo Preliminar de Arquitetura
Área 1.854,00 m²
Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Júnior, Ana Carolina Mazzarotto e Rafael Dal Ri