01/20
02/20
07-Sede Grifo Arquitetura
08-Sede Grifo Arquitetura
09-Sede Grifo Arquitetura
10-Sede Grifo Arquitetura
14-Sede Grifo Arquitetura
15-Sede Grifo Arquitetura
12-Sede Grifo Arquitetura
03-Sede Grifo Arquitetura
11-Sede Grifo Arquitetura
04-Sede Grifo Arquitetura
02-Sede Grifo Arquitetura
16-Sede Grifo Arquitetura
17-Sede Grifo Arquitetura
05-Sede Grifo Arquitetura
18-Sede Grifo Arquitetura
19-Sede Grifo Arquitetura
01-Sede Grifo Arquitetura
20-Sede Grifo Arquitetura

 

Sede Grifo Arquitetura

Fundado em 2007 a Grifo Arquitetura sempre buscou o centro de Curitiba como endereço. Pois a filosofia da empresa não se enquadrava em salas corporativas em grandes torres de vidro, afastadas do espaço urbano e da cidade.

O endereço escolhido é uma sala localizada no segundo pavimento de um sobrado eclético edificado provavelmente na década de 1920, que foi construído para abrigar o ateliê do pintor curitibano Waldemar Curt Freyesleben, localizado no Largo da Ordem, no centro histórico da capital paranaense.

Além de ateliê, o edifício abrigou diversos usos culturais, como a Fundação Cultural de Curitiba e local de ensaio da Companhia Brasileira de Teatro. O edifício também testemunhou as transformações urbanas do centro de Curitiba, sendo um dos remanescentes da demolição ocorrida na década de 1970, devido a ampliação da Travessa Nestor de Castro, um dos testemunhos deste evento foi o painel de azulejos instalado em sua fachada lateral, do artista curitibano Poty Lazzarotto.

A proposta, elaborada pelos arquitetos Fábio Domingos Batista, Igor Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Junior e Suzanna de Geus, sócios da Grifo Arquitetura, buscou não interferir na espacialidade histórica do local. Foram recuperados o piso de madeira original, que se encontrava coberto por uma manta vinílica, também foram retirados alguns revestimentos de madeira que cobriam as paredes, deixando à mostra uma antiga infiltração que resultou em uma interessante textura, testemunhado algumas marcas do tempo no edifício. Também foi elaborado plano de manutenção e conservação das fachadas, cobertura e acesso, ainda em tramitação legal.

O mobiliário proposto é neutro e contemporâneo, buscando ressaltar as características originais da edificação. Devido ao uso dinâmico e fluído do escritório, foram desenhadas estantes e mesas com estrutura metálica e madeira, que podem ser adaptadas às necessidades de cada equipe de projeto.


Nome Sede Grifo Arquitetura


Local Curitiba – PR


Ano 2019


Status Construído


Área 74,60m²


Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Junior, Suzanna de Geus, Aline Proença Train e Rodolfo Scuiciato


Principais fornecedores:

Execução e projeto: Grifo Arquitetura

Marcenaria: Jabuti Ateliê

Serralheria: Ferroart

Fotos: Macarios