01/06

01/06

02/06

02/06

03/06

03/06

04/06

04/06

05/06

05/06

06/06

06/06

 

Concurso para a Praça Central de Guaratuba

 

O paisagismo para a praça tem o propósito de resgatar a relação visual entre o seu espaço vazio, a igreja matriz e o tecido urbano, assim como gerar um espaço bem dimensionado, seguro e confortável para acolher as manifestações e festividades da comunidade.

O espaço da praça foi organizado em dois setores distintos, ordenados por um eixo visual e espacial definido pela projeção do adro da Igreja de São Luiz. Um deles tem caráter mais calmo, é mais vegetado e sombreado e acolhe as atividades lúdicas. O outro setor, configura uma esplanada livre e desimpedida que se integra ao eixo urbano definido pela Av. 29 de Abril, gerando uma ampla superfície plana e segura para a realização de eventos culturais, shows, feiras livres e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Os pisos serão moldados em concreto no local, com um desenho regular integrado ao esquema de drenagem pluvial. No setor lúdico o piso é permeável, composto de saibro e pedrisco sobre solo compactado. Os acessos nivelados, garantem acessibilidade universal. Os bancos são moldados em concreto, com acabamento em madeira de lei, tendo lixeiras e paraciclos próximos. O esquema de iluminação atende às normas vigentes, com luminárias de LED que proporcionam baixa manutenção e consumo. As espécies vegetais introduzidas tanto na praça como na arborização do entorno têm forte apelo estético e ornamental, sendo todas elas espécies nativas da Mata Atlântica paranaense. Manteve-se a maior parte das árvores, sendo algumas remanejadas e apenas três suprimidas. O plantio resgata a relação entre a praça e a histórica Igreja Matriz, desobstruindo a sua vista e apreciação estética, além de garantir espaços contínuos e flexíveis para a realização de eventos culturais, feiras e eventos religiosos.

Finalmente, propõe-se alargar as calçadas do entorno da praça, redesenhando os estacionamentos de veículos, arborizando e mobiliando locais de estar para ativar o comércio local e privilegiar a circulação e permanência dos pedestres.


Nome Concurso para a Praça Central de Guaratuba


Cliente Prefeitura Municipal de Guaratuba


Local Guaratuba-PR


Ano 2017


Status Concurso para a Praça Central de Guaratuba


Área 10.000m²


Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Junior, Paulo Chiesa, Suzanna de Geus, Aline Proença Train, Rodolfo Luís Scuiciato, Eduardo Sinegaglia, Janaína Nichele


Premiações Menção Honrosa em Concurso Nacional de Projetos