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Orla de Charitas

Para a proposta para a Orla de Charitas, foram avaliados os aspectos físicos no que diz respeito a mobilidade de transporte coletivo e individual, o conjunto de infraestrutura de lazer existente e por fim os aspectos ambientais, considerando arborização e demais vegetações. A partir dessa leitura, ficou evidente a descontinuidade e o desequilíbrio na distribuição desses elementos ao longo da orla. Baseado nessa leitura e percepção local, bem como nos aspectos indicados no Termo de Referência, foram elaboradas propostas âncoras que utilizassem como base os usos já consolidados, mas também suscitassem novos pontos de interesse, tornando o uso da Orla mais equânime ao longo dos seus 2,25 km. 

Desta forma um dos primeiros passos foi equalizar o transporte ativo e acessível ao longo de todo o trecho. Passeios nivelados e com rampas e o posicionamento da ciclovia permitem que os usuários da Orla de Charitas transitem por toda a sua extensão sem interrupções. Outro aspecto muito importante foi a manutenção das atributos ambientais. A orla dispõe de grandes áreas com vegetação adulta com boa formação. Os indivíduos arbóreos e as áreas de forração e herbáceas entre o passeio e a praia foram em sua maioria mantidos e apropriados pela proposta, por caracterizarem aspectos de suma importância para concepção e leitura da paisagem. Na praça do Rádio Amador a paisagem já dispõe de um conjunto de atributos, como o pontal entre a enseada do Saco de São Francisco e a Orla de Charitas cuja paisagem configuras as “paisagens cariocas entre a montanha e o mar”. Com isso, foi proposta para essa praça um elevado em forma convexa que se ergue sutilmente sobre o nível da praça. Esse elemento foi disposto no centro da praça, preservando a vegetação e a conformação original do espaço. Sob essa casca, está um espaço gastronômico e sobre a casca podem ser desenvolvidas atividades diversificadas, principalmente de cunho cultural. O trecho seguinte, composto principalmente pela área de quiosques, manteve boa parte de sua configuração original. Os quiosques foram padronizados e área de estar e deck foram incorporadas criando uma condição transitória entre os passeios que margeiam a avenida e a faixa de areia da praia. O conjunto de equipamentos e mobiliários urbanos, assim como a iluminação foram reabilitados, para que se criasse um padrão ao longo de toda orla. Seguindo a Avenida, o conjunto intermodal foi reconfigurado. Baseado na mesma forma que se eleva na Praça do Rádio Amador, nesse local há uma estrutura que cobre o estacionamento, que foi levemente rebaixado para reduzir o impacto visual.  Formas convexas sobrepõe os espaços de acessos e o conjunto de apoio aos ambulantes, que nessa ponto da proposta ficam voltados para um largo de frente para a praia. Nessa área, também estão dispostos os pontos de apoio para ciclistas e motociclistas, incluindo parada para os mototaxis. Por fim, o último trecho da Praia em frente ao Preventório mereceu atenção especial. Por conta do espaço estreito de passeio, a ciclovia nesse trecho passa a ser uma ciclofaixa. A ideia foi facilitar o acesso e manter uma conexão com transporte ativo ao longo de toda Orla. No final deste trecho, junto ao muro do clube náutico, a rampa de acesso de embarcações ao mar foi mantida, mas ali um construção que se eleva, da mesma forma que a Praça do Radio Amador, cria outro mirante na extremidade da orla e sob ele gera outro equipamento de apropriação e lazer para a área.


Nome Orla de Charitas


Local Niterói – RJ


Ano 2021


Status Concurso


Área 109.625,00m² (2,25km)


Cliente Prefeitura de Niterói


Equipe Fábio Domingos batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Suzanna de Geus, Carolina Scherer, Márcio Bittencourt, Gabriela Ribeiro


Premiações Menção Honrosa em Concurso Nacional