01-Liga-Solidária
02-Liga-Solidária
03-Liga-Solidária
04-Liga-Solidária
05-Liga-Solidária
06-Liga-Solidária
07-Liga-Solidária
08-Liga-Solidária
09-Liga-Solidária
10-Liga-Solidária
11-Liga-Solidária
12-Liga-Solidária
13-Liga-Solidária
14-Liga-Solidária
15-Liga-Solidária
16-Liga-Solidária
17-Liga-Solidária
18-Liga-Solidária

 

Liga Solidária

A boa relação entre o Complexo Cultural, Social e Esportivo da Liga Solidária e o Educandário Dom Duarte foi a premissa fundamental para o projeto. O novo complexo foi estrategicamente localizado no centro, facilitando o acesso tanto para os usuários do Educandário quanto para o público externo. A pista de skate existente foi mantida e ampliada, tornando-se um ponto central do projeto. O edifício principal, com dois pavimentos, se integra harmoniosamente à topografia do terreno, conectando-se com diferentes níveis, como a praça de skate e o campo de futebol, por meio de rampas e arquibancadas.

O edifício conta com uma cobertura verde que oferece um espaço contemplativo com vistas para as áreas mais baixas do Educandário. Nas áreas dos campos 2 e 3, diversos equipamentos foram instalados para atender às necessidades da comunidade. A disposição das salas permite flexibilidade de uso, possibilitando futuras adaptações. O ginásio de esportes foi projetado para não interferir nas vistas dos edifícios históricos, e sua integração com a praça esportiva, onde está a pista de skate, é feita por grandes portas pivotantes.

A circulação fluida e as rampas acessíveis garantem fácil acesso a todos os setores do edifício, promovendo a acessibilidade universal. O ponto central do edifício é marcado por aberturas circulares nas lajes, criando um espaço de encontro que conecta o interior com o exterior. Este espaço é flexível, permitindo sua apropriação pela comunidade para diversas atividades, como feiras e apresentações.

O projeto prioriza a eficiência energética, com a criação de circulações externas que reduzem a necessidade de ar condicionado, ventilação cruzada e a instalação de placas solares fotovoltaicas. A estrutura do edifício é composta por pilares de concreto aparente e lajes protendidas, complementadas por vigas metálicas em áreas de grandes vãos, como o ginásio e a piscina coberta. As alvenarias internas são feitas de tijolos aparentes, com algumas paredes ventiladas para garantir durabilidade e facilidade de manutenção.


Nome: Liga Solidária


Local: São Paulo – SP


Ano: 2022


Status: Concurso de Arquitetura


Área: 3.684,46 m²


Cliente: Liga Solidária


Equipe: Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Suzanna de Geus, Carolina Scherer, Gustavo Azzolini, Lukasz Staniszewski, Thiago Danieleski