01-Museu-nacional-rio-de-janeiro
02-Museu-nacional-rio-de-janeiro
03-Museu-nacional-rio-de-janeiro
04-Museu-nacional-rio-de-janeiro
05-Museu-nacional-rio-de-janeiro
06-Museu-nacional-rio-de-janeiro
07-Museu-nacional-rio-de-janeiro
08-Museu-nacional-rio-de-janeiro
09-Museu-nacional-rio-de-janeiro
10-Museu-nacional-rio-de-janeiro
11-Museu-nacional-rio-de-janeiro
12-Museu-nacional-rio-de-janeiro
13-Museu-nacional-rio-de-janeiro
14-Museu-nacional-rio-de-janeiro
15-Museu-nacional-rio-de-janeiro
16-Museu-nacional-rio-de-janeiro
17-Museu-nacional-rio-de-janeiro
18-Museu-nacional-rio-de-janeiro
19-Museu-nacional-rio-de-janeiro
20-Museu-nacional-rio-de-janeiro
21-Museu-nacional-rio-de-janeiro
22-Museu-nacional-rio-de-janeiro
23-Museu-nacional-rio-de-janeiro
24-Museu-nacional-rio-de-janeiro
25-Museu-nacional-rio-de-janeiro
26-Museu-nacional-rio-de-janeiro
27-Museu-nacional-rio-de-janeiro

 

Licitação Museu Nacional

O Museu Nacional é um dos mais importantes repositórios da memória brasileira, fundado por D. João VI em 1818 é, além de museu, a instituição científica mais antiga do país. O incêndio ocorrido em setembro de 2018 causou grande comoção no país e no exterior, pois uma parte da história, da cultura e da ciência brasileira foi consumida juntamente com o edifício histórico.

Para a concepção do projeto, partimos de 3 premissas básicas: Valorização da história do edifício; incorporação da memória do incêndio recente; e a criação de novos espaços contemporâneos compatíveis com a atividade museológica atual. 

Dessa forma propõe-se que o novo museu tenha uma essência heterogênea, agregando esses três elementos: histórico, resgate do incêndio e contemporaneidade. 

O bloco 1, o mais antigo, é mais presente na memória afetiva e dispunha de espaços internos mais ricos em elementos decorativos. Portanto é proposto como o primeiro elemento, o histórico. 

Já o bloco 4, o último a ser construído, voltado para os fundos da edificação e que sofreu várias intervenções arquitetônicas ao longo do tempo, abriga o elemento contemporâneo. 

O resgate do incêndio acontecerá ao longo de todo o museu, aparecendo em todos os blocos. Os espaços escolhidos para esse fim possuem grande impacto visual, seja pelas grandes alturas dos ambientes, evidenciam as marcas da catástrofe, com vigas retorcidas, revestimentos arrancados e contribuem para uma reflexão e marcam no tempo um episódio muito importante na história do museu.

Outros recortes das marcas do incêndio são possíveis em escala menor em vários pontos do prédio, ora marcando antigos pilares de ferro, estruturas deformadas, revestimentos deteriorados, etc. As vigas retorcidas que ficaram expostas com o incêndio, possuem uma plástica interessante. Aquelas vigas que precisarem ser retiradas poderão ser reutilizadas como uma escultura no ambiente externo, como se sugere de maneira conceitual nesta proposta.


Nome Licitação Museu Nacional


Local Rio de Janeiro – RJ


Ano 2020


Status Licitação


Área 10.533,42m²


Cliente UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)


Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé, Suzanna de Geus, Eduardo Sinegaglia, Brunno Klosowski