01/08

01/08

02/08

02/08

03/08

03/08

04/08

04/08

05/08

05/08

06/08

06/08

07/08

07/08

08/08

08/08

 

Igrejas Ucranianas: Arquitetura da Imigração no Paraná

 

Autores Fábio Domingos Batista, Marialba Rocha Gaspar Imaguire e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa.

Editora Instituto Arquibrasil, 2007

O livro Igrejas Ucranianas: Arquitetura da Imigração no Paraná é o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto ArquiBrasil. Sob coordenação de Key Imaguire Júnior, os arquitetos Fábio Domingos Batista, Marialba Rocha Gaspar Imaguire e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa desenvolveram o projeto de pesquisa a partir de dados colhidos em mais de 200 igrejas ucranianas por toda a Região Sul do Paraná. Em uma segunda etapa foram selecionados 25 edifícios para um estudo mais aprofundado, sendo possível elaborar uma visão geral do que foi e é produzido pela etnia ucraniana e seus descendentes, sob o aspecto arquitetônico.

 
 

Tal estudo fez também uma escala bibliográfica na Ucrânia, para estudar o que era lá produzido quando da vinda dos imigrantes para o Brasil. Nestas regiões a arquitetura religiosa tradicional, em sua maioria, é construída com troncos de madeira desbastados e aplainados, ou ainda divididos ao meio, assentados na posição horizontal, um sobre o outro. Nas quinas, encaixes sem pregos. Suas obras são simples, mas harmônicas e belas, mostrando como se faz a boa arquitetura.

O livro foi organizado de forma a contextualizar o meio histórico e social onde foi produzida essa arquitetura. O primeiro capítulo trata das questões relativas à vinda dos imigrantes ucranianos para o Brasil e o Paraná, discorrendo sobre as motivações para a (e)imigração e como se iniciou a vida em terras brasileiras. O segundo capítulo aprofunda o olhar sobre as religiões que esta etnia trouxe ao Brasil, representada por duas igrejas: a católica ucraniana e a ortodoxa, versando sobre a liturgia e como está se concretiza na arquitetura. Por fim o terceiro capítulo trata do estudo tipológico arquitetônico de nosso objeto, finalizando com o detalhamento das 25 igrejas selecionadas.