01-Habitacao-sustentavel-giz
02-Habitacao-sustentavel-giz
03-Habitacao-sustentavel-giz
04-Habitacao-sustentavel-giz
05-Habitacao-sustentavel-giz
06-Habitacao-sustentavel-giz
07-Habitacao-sustentavel-giz
08-Habitacao-sustentavel-giz
09-Habitacao-sustentavel-giz
10-Habitacao-sustentavel-giz
11-Habitacao-sustentavel-giz
12-Habitacao-sustentavel-giz
13-Habitacao-sustentavel-giz
14-Habitacao-sustentavel-giz
15-Habitacao-sustentavel-giz

 

Habitação de Interesse Sustentável

Concurso Nacional de Ideias em Arquitetura para Eficiência Energética em habitação de Interesse Social

Partindo da premissa de um projeto universal, no sentido de poder ser replicado  em diversas regiões do Brasil, buscamos uma solução que fosse ao mesmo  tempo consolidada e que pudesse ser adequada do ponto de vista do  conforto térmico. 

Adotamos como solução construtiva o uso de bloco de concreto estrutural,  tecnologia já bastante difundida no nosso país, pois é um sistema construtivo que aumenta a velocidade da obra sem deixar de utilizar mão de obra local e  contribuir com a economia do município que o empreendimento for implantado.  Esse material se mostrou adequado para a Zona Bioclimática 8, conforme  cálculos realizados pela tabela fornecida por este concurso. 

Os apartamentos foram dispostos linearmente, dessa forma garantimos uma  ventilação cruzada adequada em todas as unidades. Os apartamentos das  pontas têm a possibilidade de terem três faces ventiladas.  

Foram propostos edifícios alinhados com a divisa do terreno, sem muros e com fachadas ativas. A estratégia projetual busca uma  melhor relação com o entorno urbano, que é ampliada a partir da alocação de  conjuntos comerciais e lojas no pavimento térreo de um dos conjuntos.  

Foram criados dois pátios abertos, o que oferece espaços propícios para a  permanência humana e para o desenvolvimento de atividades de lazer, por conta  da proteção oferecida pelos próprios edifícios contra ventilação e insolação  diretas. A distribuição dos apartamentos de um só lado das edificações permite  a ventilação cruzada no interior das habitações, o que contribui para o conforto  térmico e para a salubridade interna das unidades. Buscamos implantar os  edifícios com a face no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste, mesmo que esse último  não seja o mais adequado em relação à insolação. Entendemos que por se tratar  de um projeto que poderá ser implantado em outros terrenos, achamos  importante elaborar uma solução para essa situação, que muitas vezes os lotes disponíveis para a implantação impõem essa condição.


Nome Habitação de Interesse Sustentável


Local Projeto Modelo


Ano 2021


Status Concurso de Arquitetura


Área 3.771,80m²


Cliente GIZ (Deutsche für Internationale Zusammenarbeit)


Equipe Igor Costa Spanger, Fábio Domingos Batista, Suzanna de Geus, Luciano Suski, Carolina Scherer, Leandro Fernandes, Márcio Sorgato, Francine Kaviski, Ticiana Patel Weiss Trento


Premiações 3º Lugar em Concurso Nacional de Arquitetura