01/08

01/08

02/08

02/08

03/08

03/08

04/08

04/08

05/08

05/08

06/08

06/08

07/08

07/08

08/08

08/08

 

Edifício uso misto – Santa Maria

 

Ata do Juri:

 

URBANIDADE GENEROSA NO NÍVEL DO TÉRREO, INTEGRANDO A EDIFICAÇÃO AO CONTEXTO URBANO

 

“A urbanidade é hoje a pedra angular das questões urbanas (…) o espaço público é seu instrumento primordial de realização (…) constitui-se em elemento indispensável da luta pela restauração da urbanidade essencial e pela garantia do futuro das cidades”. (PROSPERI, 1999)

CONTEXTO URBANO

Ciente da importância dos eixos de circulação e da função urbana dos lotes, a proposta reforça o caráter da ocupação local e busca potencializar a interação dos diversos agentes com suas mais variadas formas de uso.

PARTIDO

O projeto apresentado remonta as premissas iniciais do plano de ocupação da região de Santa Maria, valorizando a percepção da urbanidade, variando as funções e privilegiando o pedestre.  Na Avenida Alagado foi criado um largo para ampliar o corredor de circulação da via arterial, convidando as pessoas que circulam pela avenida a interagirem com o desenho proposto através da transformação de parte do lote em área pública. Dessa forma, a fachada ativa foi ampliada e uma nova percepção urbana pôde ser feita com a criação da praça, potencializando no nível do pavimento térreo o uso comercial com facilidade dos acessos e circulação de pedestres, além da criação de áreas de estar públicas sombreadas.

PARÂMETROS E VOLUMETRIA

De maneira a atender aos parâmetros urbanísticos, no recuo entre os lotes, foi criada uma praça, com bancos, área verde e árvores, que aproveita a taxa de permeabilidade. Assim, se potencializou no nível do pavimento térreo o uso comercial por conta da fluidez e facilidade dos acessos, tanto pela avenida frontal quanto pelos bolsões laterais de estacionamento. O cone de iluminação e ventilação contribuiu para a formatação da volumetria, espelhando a planta dos pavimentos com habitação e deixando os blocos mais altos para os limites externos dos lotes. Por conta do parâmetro de acesso privativo de veículos pela via local no fundo do lote, as áreas condominiais foram dispostas na porção posterior do terreno, onde também foram colocados o portão de acesso, algumas vagas, parquinho infantil e áreas de apoio e serviço.


Nome Edifícios de Uso Misto – Santa Maria


Cliente Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal- CODHAB-DF


Local Santa Maria, DF


Ano 2016


Status Concurso


Área 9.2220,00m²


Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Junior, Suzanna de Geus, Karin Luciana Klassen, Aline Proença Train, Simone R. N. Born, Rodolfo Luís Scuiciato, Ingrid Schmaedecke


Prêmio Menção Honrosa