Edifício Mozine
O Mozine foi um projeto cheio de desafios, principalmente devido à forma do terreno, que possui seis faces, recortes complicados e uma araucária protegida por lei. Tornar este projeto viável foi um desafio significativo.
A imponência da araucária foi uma diretriz forte: respeitar a natureza no meio urbano, integrando-a ao empreendimento sem isolá-la da rua. A arquitetura contemporânea destaca a autenticidade da forma e o respeito ao entorno, com um muro curvo na frente que contorna a árvore, mostrando gentileza urbana e criando um espaço agradável para os pedestres. Diferentemente da maioria dos edifícios brasileiros, que possuem muros sem vida voltados para a rua por questões de segurança, o Mozine busca uma integração harmoniosa com o ambiente urbano.
O edifício, com oito pavimentos, possui 27 unidades com apartamentos que variam de 55 a 249m². Outro desafio foi o escalonamento da edificação, já que o terreno tem um desnível de quase 4 metros e duas larguras diferentes de frente, cada uma voltada para uma rua. Isso resultou em alturas distintas. Para melhorar esteticamente o famoso “bolo de noiva” dos edifícios escalonados, criamos linhas verticais que compõem a forma do edifício, tornando o escalonamento imperceptível.
Localizado em uma região de alto padrão de Curitiba, próxima ao Museu Oscar Niemeyer, o Mozine é o primeiro projeto nosso a trazer a certificação Fitwel. Essa certificação visa apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhoram a saúde e a produtividade dos moradores, visitantes e o entorno.
Nome: Edifício Mozine
Local: Curitiba – PR
Ano: 2022
Status: Em construção
Área: 4710,66 m²
Cliente: ATR Incorporadora
Equipe: Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Suzanna de Geus, Carolina Scherer, Alan de Mello Coelho, Gustavo Azzolini