01/06

01/06

02/06

02/06

03/06

03/06

04/06

04/06

05/06

05/06

06/06

06/06

 

Conjunto Habitacional – Sol Nascente I

 

Baseada na necessidade de criação de opções de moradia para as famílias de baixa renda no Trecho 01 do Setor Habitacional Sol Nascente em Ceilândia, a proposta parte do princípio da articulação direta de formas simples que possibilitam a criação de espaços com graus distintos de privacidade. Ao mesmo tempo em que se privilegia a interação e o convívio social, também se evidencia uma identidade comunitária local. A partir desse conceito se estabelece uma essência projetual tecnicamente simples, mas que resulta num conjunto construtivo elaborado. O resultado apresenta-se num formato com expressões de diversidade onde o singular e o coletivo se diferenciam e se fundem, compondo um conjunto paisagístico harmônico.

A articulação entre as unidades/blocos resultam em um desenho aparentemente compexo, mas de simples execução.

Evitou-se a implantação de uma mesma massa construtiva nos quatorze lotes, o que resultaria em um desenho monótono que lembra muito os inexpressivos conjuntos habitacionais muito comuns nas cidades brasileiras.

A singularidade excessiva também foi evitada, ou seja, a confecção de um projeto singular para cada lote resultaria em quatorze empreendimentos distintos, o que dificultaria a execução do empreendimento.

Diante dos condicionantes apresentados optou-se por um desenho aberto através da disposição de blocos/unidades padronizadas que possibilitam inúmeras possibilidades de articulação, além da singularidade desejada para cada terreno/condomínio.

Foram projetadas três unidades tipo: A unidade com dois quartos (T1) e dois quartos acessível (T2). A unidade  com três quartos (T3), com duas opções de planta. E a unidade com dois andares, ou duplex (T4).  As unidades, ou apartamentos com 2 quartos são predominantes e constituem a maioria do conjunto. Os duplex e os apartamentos de três quartos estão colocados nas extremidades dos blocos, conferindo uma volumetria e fachadas diferenciadas que aprimoram a unidade do conjunto no lote.


Nome Projeto de Urbanismo e Arquitetura do Setor Habitacional Sol Nascente Quadra 700


Cliente Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal- CODHAB-DF


Local Setor Habitacional , Ceilândia, DF


Ano 2016


Status Concurso


Área 34.731,00m²


Equipe Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Júnior, Suzanna de Geus, Karin Luciana Klassen, Aline Proença Train, Simone R. N. Born e Rodolfo Luís Scuiciato